25 de abril de 2012

História da Urbanização


Armação de Búzios 

Inicialmente, a terra em que hoje é situada a Armação de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, era dominada por um povo indígena, o povo Tupinambá. Seu nome: “Armação de Búzios é oriundo de uma espécie de molusco gastrópode, batizado de “atapu” pelos índios, e mais tarde Búzios por portugueses”. 
Por volta 1500, Américo Vespúcio desembarcou suas caravelas na praia de Caravelas, perto de Cabo Frio, nesse período, houve grande confronto entre os portugueses e os povos indígenas, que foram prontamente massacrados, principalmente depois do interesse comercial pelo Pau Brasil. Logo depois, com a pesca de baleias na região iniciada, foi atrelado ao nome a palavra “Armações”, que eram locais em que se posicionavam navios com a finalidade de capturar baleias. Esta atividade perdurou ao longo dos anos, até que por volta de 1760, as terras próximas foram habitadas por homens que se dedicaram à pesca. Mais tarde a cidade passou a se dedicar ao cultivo de bananas e comércio de peixes. 

 Em meados do século XX, foi aberta a primeira avenida cortando o povoado, atraindo pessoas e originando os primeiros loteamentos. Logo depois, personalidades ilustres como Brigite Bardot, trouxe atenção turística internacional para Búzios. Ativistas políticas fizeram pressão ao governo em movimentos populares que culminaram com a emancipação da cidade em 1995, sendo seu primeiro prefeito Delmíres de Oliveira Braga, que se reelegeu em 2000. Atualmente, o prefeito da cidade de Búzios é Delmires de Oliveira Braga, conhecido como Mirinho. Este, teve grande papel na sua emancipação em 1995, pois fez parte do movimento de emancipação na época, atuando na política local desde então. 
Hoje, é grande a influência turística de Búzios no Estado do Rio de Janeiro, pela sua importância geológica e biológica, e também é muito famosa pelos seus pontos de mergulho marítimo, e conta com 25 mil habitantes.

Arraial do Cabo

Igualmente como Búzios, os primeiros habitantes de arraial do cabo eram indígenas, que se dedicavam a pesca e ao consumo de crustáceos. 
A descoberta se deu também por Américo Vespúcio, que chegou a atual Praia do Forno e desembarcou em um lugar que deu o nome de Cabo Frio. Américo Vespúcio decidiu construir um forte no local, entre a Praia do Forno e Prainha, as ruínas desse forte podem ser encontradas até hoje. 

 Depois disso, foi sendo estabelecido um pequeno povoado nessa região, possivelmente o primeiro em solo brasileiro. 
A economia era baseada na pesca, e, como Búzios, Arraial do Cabo pertenceu a Cabo Frio por muito tempo, e em 1985, sua emancipação foi assinada por Leonel de Moura Brizola, e o primeiro prefeito foi Hermes Barcellos, em 1986.






Referêcias bibliográficas

24 de abril de 2012

O que tornou Arraial do Cabo e Búzios polos de atração turística?

          Arraial do Cabo e Búzios são duas cidades localizadas no Rio de Janeiro e mundialmente conhecidas pela sua beleza natural. Recebem turistas, não só internacionais mas também nacionais (muitos, inclusive, de dentro do estado), que, em certos períodos do ano, aumentam consideravelmente a quantidade de pessoas na cidade. Mas por quê? A seguir, vamos conhecer o motivo de essas duas cidades serem consideradas grandes pontos turísticos.


Arraial do Cabo

Conhecida como Capital do Mergulho (e Paraíso do Atlântico pelos habitantes), a cidade possui paisagens como dunas, lagoas, costas paradisíacas e a restinga.
Propicia diversas opções de lazer e programações a quem quer visita-la, sendo as principais:

O mergulho:      
Na cidade, um fenômeno raro chamado Ressurgência (que caracteriza fortemente essa região) favorece o mergulho. O mesmo faz com que a água seja rica em nutrientes, proporcionando uma diversa fauna marinha. Além do mergulho, a pesca submarina é constantemente praticada na Região dos Lagos.

Passeios de Barco:
Várias empresas de Arraial do Cabo oferecem passeios de barco, cujos roteiros incluem as mais belas paisagens do lugar, como a linda Gruta Azul, a Ilha do Farol e o Pontal do Atalaia. 
A Gruta Azul é um imenso salão, cujas paredes têm tons dourados e prateados e, por interferência dos raios solares, acabam se tornando azuis, o que originou seu nome.
A Ilha do Farol possui uma linda praia, que pelo fenômeno já explicado da ressurgência, se torna um paraíso aos mergulhadores. O pôr-do-sol no Pontal do Atalaia é famoso e sua geografia também favorece: as pedras ficam a 180 metros de altitude, que permitem uma vista panorâmica.


Igreja de Nossa Senhora dos Remédios:
Esta foi a primeira igreja de pau a pique a ser celebrada uma missa no Brasil. Erguida em 1503 pelos portugueses, ela se localiza em uma elevação da cidade, sobre a Praia dos Anjos.

Museu Oceanográfico:
Esse museu é considerado um polo de atração turística por possuir o esqueleto de uma orca encalhada em 1981, bem como diversos organismos marinhos e materiais oceanógrafos coletados na região.

Búzios

Búzios é um grande polo turístico. Grandes cruzeiros, todos os dias, ancoram em sua costa, trazendo não só turistas brasileiros, como de todo o mundo. Isso se deve ao fato de essa cidade possuir maravilhosas praias e um clima muito agradável.
Em búzios, existem regiões em que a temperatura da água é mais elevada, pelas correntes marítimas serem provenientes do Equador, enquanto noutras, as temperaturas são mais baixas por receberem correntes oriundas da Antártida.
Dentre as belas praias de Búzios, destacam-se:
 - A Praia do Forno, que recebe esse nome devido a alta temperatura da areia, onde há grande quantidade de sais de ferro; 
- A Praia de Geribá, localizada ao sul, tem mar aberto e suas ondas propiciam, desta forma, a prática do surf, windsurfe e outros esportes;
- A Praia da Ferradurinha, localizada ao sul da península, possui águas bem calmas;

Localizações Geográficas

Búzios

Búzios, como é mundialmente conhecida, ou Armação dos Búzios localiza-se na chamada Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro e localiza-se a 165 km da capital. A cidade faz fronteira a Oeste com Cabo Frio e suas coordenadas são 22º44’49’’ (S) e 41º52’55’’ (O). Búzios possui uma área total de aproximadamente 68,3 km2 e uma população de quase 28.300 habitantes.





Como chegar?

1ª Opção:
A viagem do Rio de Janeiro a Búzios pode ser feita perfeitamente em 2 horas. Acesso para quem vem do Sul é feito pela rodovia Via Lagos, 150 quilômetros depois de cruzar a Ponte Rio-Niterói.

2ª Opção:
Caso venha do Norte do Estado, será necessário pegar em primeiro lugar a BR-101 e depois a entrada a Rio das Ostras percorrendo uns 56 km até chegar a destino. Do contrário, o trajeto teria como ponto de partida e primeira referência à passagem pela ponte Rio-Niterói. Depois vire à esquerda no sentido de Rio Bonito e depois à direita em sentido de Araruama-Cabo Frio, pela Via Lagos.
Ao acabar o percurso por esta última via, se continua o caminho por uns 5 km até a entrada de São Pedro da Aldeia. De ali deverá transitar 14 km pela RJ-106 em direção a Macaé-Búzios para virar depois à direita e chegar ao destino.




Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, assim como Búzios, está localizado na Região dos Lagos (RJ), limitando-se a norte com os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, a leste e a sul, com o Oceano Atlântico e a oeste, com o município de Araruama. Suas coordenadas são 22º57’57’’(S) 42º01’40’’(O), e, inclusive por esse fator, podemos notar sua proximidade. A cidade fica a 158 km da capital e possui uma área de 152,305 km2 e população aproximada de 28.000 habitantes.



Como chegar?

1ª Opção:
Siga pela Ponte Rio Niterói e depois pela BR 101 até Rio Bonito. A estrada que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia tem pedágio nos dois sentidos. Chegando ao trevo de São Cristóvão, siga pela RJ-140, conhecida como Via Lagos.

2ª Opção:
Siga pela Ponte Rio Niterói e logo após entre na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Passando por Bacaxá, Araruama, Iguaba, até São Pedro da Aldeia (RJ-140).




Referências bibliográficas 
            Google Maps



Economia Local

           

As atividades econômicas nessa região são variadas. Uma de suas principais é a extração de sal marinho, que consegue abastecer e tornar o Rio de Janeiro uma das poucas regiões autossuficientes do Brasil. Ele perde, contudo, para o estado do Rio Grande do Norte, responsável por cerca de 90-95% do total brasileiro.

     


                Além da extração salineira, o turismo também se destaca. As belezas naturais, associadas às modificações humanas, transformam-na numa área bastante atrativa para turistas do mundo inteiro. A produção industrial, embora não em grande escala, também se faz presente na economia.
Vale salientar que apesar de todo o desenvolvimento e as novas tecnologias é comum serem encontradas famílias que sobrevivem da pesca tradicional nesta região, em contraste com as inovações. Pode-se ressaltar ainda a intensa movimentação do setor terciário, e até mesmo informal, da cidade.

Arraial do Cabo
           Arraial do Cabo é famosa nacionalmente como a capital do mergulho por suas praias de águas cristalinas com diversificada espécies de seres marinhos. Anualmente, a cidade recebe uma grande quantidade de visitantes que vão em busca das suas belas praias.
As principais atividades econômicas desempenhadas em Arraial do Cabo são o turismo, a pesca e a indústria.
A grande variedade das praias desse município, assim como a transparência de suas águas é um forte atrativo para visitantes de todo o mundo, os quais, buscam em nossas terras, conforto e bem-estar.


Além disso, a multiplicidade de espécies marinhas contidas na região atua de maneira significativa favorecendo a pesca local. No entanto, a exploração predatória desses animais tem causado prejuízo à cerca de 300 pescadores e suas famílias.

A atividade industrial da cidade ainda está em pleno desenvolvimento, porém, promete assegurar grande parte da renda local, uma vez que pretende-se construir um distrito logístico e industrial, os quais terão o petróleo e o gás como objetivos centrais.
Outra atividade econômica, e não menos importante, que movimenta bastante o capital da cidade é a atividade quiosqueira e de ambulantes. A fim de promover a competitividade entre os mercadores desse setor, e aumentar, assim, a qualidade do produto oferecido, a Secretaria de Turismo, em parceria com o SEBRAE-RJ tem promovido a qualificação desses comerciários.

Búzios
          Armação de Búzios é uma cidade de veraneio visitada por inumeros turistas vindos do mundo inteiro, principalmente da Argentina. A cidade conta com 23 praias que encatam os visitantes e movimentam a economia buziana.
A economia de Búzios é movimentada pelo turismo, decorrente principalmente das inúmeras praias, pontos turísticos e por possuir uma enorme diversidade ambiental.
Além disso, esses benefícios também podem proporcionar outra forma de desenvolvimento econômico: a pesca. Atualmente, a pesca está sendo reduzida tornando-se cada vez menos lucrativa.
         No entanto, o que realmente impulsiona a economia de Búzios e do próprio Rio de Janeiro são as atividades relacionadas a cruzeiros, as quais atraem turistas do mundo todo. Atualmente muitas atividades foram implantadas para que houvesse circulação de dinheiro. A mais significativa em relação a oportunidades de emprego está relacionada à extração de petróleo.

23 de abril de 2012

Importância geológica/ geomorfológica da Região dos Lagos

Para a melhor compreensão deste projeto, que inclui vários textos e mapas, é necessário que se conheça um pouco a respeito da formação da Terra e as rochas que a constituem. Para tal, introduziremos aqui alguns conceitos.
A Terra se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos e permanece, desde então, em constante resfriamento. Deste modo, constituiu-se a crosta terrestre, a qual é formada pelos mais diversos tipos de rocha, que são agrupadas em três grupos principais: magmáticas, metamórficas e sedimentares.
As rochas magmáticas são formadas a partir do resfriamento do magma que pode ocorrer dentro ou fora da crosta. As metamórficas, por sua vez, originam-se do aumento de pressão e/ou temperatura de uma rocha pré-existente, enquanto as sedimentares são constituídas a partir da deposição de sedimentos e do processo de compactação.
A Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que engloba diversas cidades, inclusive, Búzios e Arraial do Cabo, apresenta um enorme desenvolvimento econômico impulsionado pelo petróleo e pelo turismo. No entanto, um grande diferencial dessa área é a sua importância geológica e geomorfológica mundial.


Armação dos Búzios

A região de Armação dos Búzios possui uma costa recortada por rochas metamórficas, os gnaisses, que remontam a era Cambriana. Ela serve como amostra da história geológica e biológica da abertura do Oceano Atlântico e da separação (e formação) da América do Sul e África e por isso, tem grande relevância.

Por meio dos princípios da deriva continental, crê-se que um dia os continentes foram reunidos num único bloco denominado Pangeia, que se fragmentou em Gondwana e Laurásia até atingir a configuração atual. A placa da Gondwana começou a se fragmentar e desta forma, os continentes América do Sul e África foram formados.

         Búzios tem essa importância, por no passado ter feito parte de uma cadeia montanhosa que se fragmentou nesse processo de formação dos continentes. Dessa forma, deixou significativas evidências, tais como a preservação de rochas e espécies comuns ao continente africano. Além disso, regiões como a Ponta da Lagoinha e do Marisco provavelmente estiveram juntas antes da abertura do Oceano Atlântico.
Na região de Praia Rasa, pode-se perceber a existência de enormes paredões constituídos de sedimentos avermelhados de origem continental, denominado falésias. A ocorrência desse tipo de sedimentos próximo à praia confirma a ideia de que o mar está em constante oscilação, e que provavelmente eles foram depositados em um período em que o seu nível esteve mais baixo que o atual. 



Outra prova da variação do nível do mar é a existência de conchas de ambiente salobro, evidenciando que um dia o mar esteve mais alto do que o atual, e quando secou, deixou-as como comprovação.

Arraial do Cabo

Como o próprio nome da cidade já nos evidencia, Arraial do Cabo é um cabo formado há cerca de um milhão de anos e que surgiu a partir da deposição de sedimentos graças à ação do vento combinada com as marés.
Originaram-se, desta forma, três grandes ilhas: Morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia. Com o tempo, elas foram sendo incorporadas ao continente, dando origem, de fato, ao cabo, e, assim, à cidade.
Assim como Búzios, Arraial do Cabo preserva importantes rochas do Cambriano e, por causa disso, apresenta também grande importância para os estudos geológicos e geomorfológicos.

Em Araruama, são encontradas estruturas denominadas estromatólitos, que é um tipo de rocha formado pela ação de ciano bactérias, que formam tapetes de calcário no fundo dos mares rasos, que, por sua vez, acumulam-se formando espécies de recifes.  
Outro ponto de estudo em Arraial do Cabo é a denudação. Esse termo designa a remoção progressiva, por forças erosivas, de superfícies de certas regiões montanhosas.
A denudação surge geralmente pelo soerguimento regional devido às atividades tectônicas e pode ser observada nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, inclusive, em Arraial do Cabo.


Diante do exposto, verificamos que ambas as cidades, Búzios e Arraial do Cabo, são de grande importância e verdadeiros objetos de estudo para a geologia e a geomorfologia. Elas preservam e contam um pouco acerca do passado da Terra, além de impressionarem com sua grande beleza.