23 de abril de 2012

Importância geológica/ geomorfológica da Região dos Lagos

Para a melhor compreensão deste projeto, que inclui vários textos e mapas, é necessário que se conheça um pouco a respeito da formação da Terra e as rochas que a constituem. Para tal, introduziremos aqui alguns conceitos.
A Terra se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos e permanece, desde então, em constante resfriamento. Deste modo, constituiu-se a crosta terrestre, a qual é formada pelos mais diversos tipos de rocha, que são agrupadas em três grupos principais: magmáticas, metamórficas e sedimentares.
As rochas magmáticas são formadas a partir do resfriamento do magma que pode ocorrer dentro ou fora da crosta. As metamórficas, por sua vez, originam-se do aumento de pressão e/ou temperatura de uma rocha pré-existente, enquanto as sedimentares são constituídas a partir da deposição de sedimentos e do processo de compactação.
A Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que engloba diversas cidades, inclusive, Búzios e Arraial do Cabo, apresenta um enorme desenvolvimento econômico impulsionado pelo petróleo e pelo turismo. No entanto, um grande diferencial dessa área é a sua importância geológica e geomorfológica mundial.


Armação dos Búzios

A região de Armação dos Búzios possui uma costa recortada por rochas metamórficas, os gnaisses, que remontam a era Cambriana. Ela serve como amostra da história geológica e biológica da abertura do Oceano Atlântico e da separação (e formação) da América do Sul e África e por isso, tem grande relevância.

Por meio dos princípios da deriva continental, crê-se que um dia os continentes foram reunidos num único bloco denominado Pangeia, que se fragmentou em Gondwana e Laurásia até atingir a configuração atual. A placa da Gondwana começou a se fragmentar e desta forma, os continentes América do Sul e África foram formados.

         Búzios tem essa importância, por no passado ter feito parte de uma cadeia montanhosa que se fragmentou nesse processo de formação dos continentes. Dessa forma, deixou significativas evidências, tais como a preservação de rochas e espécies comuns ao continente africano. Além disso, regiões como a Ponta da Lagoinha e do Marisco provavelmente estiveram juntas antes da abertura do Oceano Atlântico.
Na região de Praia Rasa, pode-se perceber a existência de enormes paredões constituídos de sedimentos avermelhados de origem continental, denominado falésias. A ocorrência desse tipo de sedimentos próximo à praia confirma a ideia de que o mar está em constante oscilação, e que provavelmente eles foram depositados em um período em que o seu nível esteve mais baixo que o atual. 



Outra prova da variação do nível do mar é a existência de conchas de ambiente salobro, evidenciando que um dia o mar esteve mais alto do que o atual, e quando secou, deixou-as como comprovação.

Arraial do Cabo

Como o próprio nome da cidade já nos evidencia, Arraial do Cabo é um cabo formado há cerca de um milhão de anos e que surgiu a partir da deposição de sedimentos graças à ação do vento combinada com as marés.
Originaram-se, desta forma, três grandes ilhas: Morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia. Com o tempo, elas foram sendo incorporadas ao continente, dando origem, de fato, ao cabo, e, assim, à cidade.
Assim como Búzios, Arraial do Cabo preserva importantes rochas do Cambriano e, por causa disso, apresenta também grande importância para os estudos geológicos e geomorfológicos.

Em Araruama, são encontradas estruturas denominadas estromatólitos, que é um tipo de rocha formado pela ação de ciano bactérias, que formam tapetes de calcário no fundo dos mares rasos, que, por sua vez, acumulam-se formando espécies de recifes.  
Outro ponto de estudo em Arraial do Cabo é a denudação. Esse termo designa a remoção progressiva, por forças erosivas, de superfícies de certas regiões montanhosas.
A denudação surge geralmente pelo soerguimento regional devido às atividades tectônicas e pode ser observada nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, inclusive, em Arraial do Cabo.


Diante do exposto, verificamos que ambas as cidades, Búzios e Arraial do Cabo, são de grande importância e verdadeiros objetos de estudo para a geologia e a geomorfologia. Elas preservam e contam um pouco acerca do passado da Terra, além de impressionarem com sua grande beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário