24 de abril de 2012

Economia Local

           

As atividades econômicas nessa região são variadas. Uma de suas principais é a extração de sal marinho, que consegue abastecer e tornar o Rio de Janeiro uma das poucas regiões autossuficientes do Brasil. Ele perde, contudo, para o estado do Rio Grande do Norte, responsável por cerca de 90-95% do total brasileiro.

     


                Além da extração salineira, o turismo também se destaca. As belezas naturais, associadas às modificações humanas, transformam-na numa área bastante atrativa para turistas do mundo inteiro. A produção industrial, embora não em grande escala, também se faz presente na economia.
Vale salientar que apesar de todo o desenvolvimento e as novas tecnologias é comum serem encontradas famílias que sobrevivem da pesca tradicional nesta região, em contraste com as inovações. Pode-se ressaltar ainda a intensa movimentação do setor terciário, e até mesmo informal, da cidade.

Arraial do Cabo
           Arraial do Cabo é famosa nacionalmente como a capital do mergulho por suas praias de águas cristalinas com diversificada espécies de seres marinhos. Anualmente, a cidade recebe uma grande quantidade de visitantes que vão em busca das suas belas praias.
As principais atividades econômicas desempenhadas em Arraial do Cabo são o turismo, a pesca e a indústria.
A grande variedade das praias desse município, assim como a transparência de suas águas é um forte atrativo para visitantes de todo o mundo, os quais, buscam em nossas terras, conforto e bem-estar.


Além disso, a multiplicidade de espécies marinhas contidas na região atua de maneira significativa favorecendo a pesca local. No entanto, a exploração predatória desses animais tem causado prejuízo à cerca de 300 pescadores e suas famílias.

A atividade industrial da cidade ainda está em pleno desenvolvimento, porém, promete assegurar grande parte da renda local, uma vez que pretende-se construir um distrito logístico e industrial, os quais terão o petróleo e o gás como objetivos centrais.
Outra atividade econômica, e não menos importante, que movimenta bastante o capital da cidade é a atividade quiosqueira e de ambulantes. A fim de promover a competitividade entre os mercadores desse setor, e aumentar, assim, a qualidade do produto oferecido, a Secretaria de Turismo, em parceria com o SEBRAE-RJ tem promovido a qualificação desses comerciários.

Búzios
          Armação de Búzios é uma cidade de veraneio visitada por inumeros turistas vindos do mundo inteiro, principalmente da Argentina. A cidade conta com 23 praias que encatam os visitantes e movimentam a economia buziana.
A economia de Búzios é movimentada pelo turismo, decorrente principalmente das inúmeras praias, pontos turísticos e por possuir uma enorme diversidade ambiental.
Além disso, esses benefícios também podem proporcionar outra forma de desenvolvimento econômico: a pesca. Atualmente, a pesca está sendo reduzida tornando-se cada vez menos lucrativa.
         No entanto, o que realmente impulsiona a economia de Búzios e do próprio Rio de Janeiro são as atividades relacionadas a cruzeiros, as quais atraem turistas do mundo todo. Atualmente muitas atividades foram implantadas para que houvesse circulação de dinheiro. A mais significativa em relação a oportunidades de emprego está relacionada à extração de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário